AO VIVO

Contatos

Rua 18, Boa Esperança, Cuiabá/MT – CEP é 78068-655

65 3028 7595

65 99639 4638

contato@fmodiacuiaba.com.br

Holofote

Filipe Ret lança Nume, seu sétimo álbum de estúdio

|


Um dos principais nomes do rap e trap nacionais, Filipe Ret lançou, em todas as plataformas de música, seu sétimo álbum de estúdio, Nume, em que o artista mergulha em um dos momentos mais maduros e pessoais de sua carreira. Nume é uma realização da Som Livre, Elemess e Nadamal. Ouça aqui.

Com 15 faixas autorais, o trabalho possui uma única participação especial: de Maru2D, na música “Acima de Mim Só Deus”. Nesse caso, Ret optou por um caminho sem feats a fim de buscar algo essencial, com ênfase na lírica e na musicalidade.

O próprio nome do álbum – Nume – carrega um significado potente. A palavra “nume” vem do latim e se refere a uma divindade ou poder sagrado. Para Filipe Ret, esse conceito não é apenas um título, mas a essência do que ele pretende comunicar com sua música. Nume é o fechamento de uma trilogia iniciada com Imaterial (2021) e seguida por Lume (2022).

“Ao contrário do que temos visto na cena do rap e do trap, não ter feats foi uma questão muito defendida por mim, justamente para manter uma integridade filosófica desse momento que eu estou vivendo”.

FILIPE RET

A capa de Nume é um detalhe especial do projeto. Fotografada pelo filho de Ret, Theo (7 anos), a imagem revela o artista olhando diretamente para a câmera, com uma expressão que parece conter memórias e sonhos, esperanças e desafios. Theo capturou o pai durante as gravações dos visualizers das músicas, em um momento de sintonia entre arte e família. O gesto de intimidade reflete a natureza pessoal e reflexiva de Nume, que se mostra um resgate de suas origens e um retorno ao essencial, ao mesmo tempo que aponta para o futuro.

Na construção sonora de Nume, Ret trabalhou com três beatmakers que marcam diferentes fases de sua carreira. MãoLee, parceiro de longa data, que o acompanhou no começo, se reuniu ao projeto, junto com Dallass, parceiro mais recente, e Marquinho no Beat. Essa combinação de produtores permite que Nume explore uma ampla gama de sonoridades, passeando entre o boombap e o trap, com letras e batidas que refletem as diferentes facetas de Ret.

Faixas de Nume – Filipe Ret

1. NVMX

2. Da Onde Eu Venho

3. Acima de Mim Só Deus

4. Uma Era

5. ⁠Vida Eterna

6. Emoções

7. Não Sou Daqui

8. Lenda

9. Quando O Tempo Fechar

10. Voando Num Cisne Negro

11. Vibe Infinita

12. Suor e Lágrimas

13. Cena de Cinema

14. Quero Paz

15. Tua Fé

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *